O sorteio de sexta-feira passada ditou o reencontro com a equipa russa que, no dia 18 de Maio de 2005, foi a Alvalade bater os ‘leões’ na final da Taça UEFA, por 3-1. Dez anos depois, o Sporting tem a oportunidade de ajustar contas com o CSKA de Moscovo, último obstáculo para chegar à primeira fase da Champions – onde já estão o Benfica e o FC Porto.
Com quatro vitórias em quatro jornadas e um saldo de seis golos marcados e nenhum sofrido, o adversário europeu do Sporting lidera a Liga russa em igualdade pontual com o Zenit. Era o rival mais cotado no ranking de clubes da UEFA entre os que poderiam surgir no caminho dos ‘leões’, mas talvez a Lazio e o Mónaco pudessem criar mais dificuldades, assim como o Brugge e o Rapid de Viena poderiam ser mais acessíveis.
Separados por cinco lugares no ranking de clubes da UEFA (os portugueses ocupam o 35.º lugar e os russos o 40.º), Sporting e CSKA prometem uma eliminatória equilibrada, a decidir no segundo jogo, em Moscovo, na quarta-feira da semana seguinte (dia 26).
Os ‘leões’ iniciam a campanha europeia com a disputa deste playoff de apuramento, mas os russos tiveram de jogar uma eliminatória anterior, na qual deixaram por terra os checos do Sparta de Praga (2-2 em casa e 3-2 fora).
Nos outros jogos da ronda final para definir as 32 equipas que vão disputar a fase de grupos, destaque para o Valência-Mónaco, o Manchester United-Brugge e o Lazio-Bayer Leverkusen.
Belenenses na outra corrida
Na Liga Europa, o Vitória de Guimarães ficou pelo caminho na terceira pré-eliminatória, mas o Belenenses mantém-se na corrida à fase de grupos e vai decidir o apuramento precisamente com os carrascos dos minhotos, os austríacos do Altach.
O primeiro jogo vai realizar-se na cidade austríaca de Innsbruck, na próxima quinta-feira (19h30, SportTV 1), e o segundo no Restelo, uma semana depois.
O Sporting de Braga, a terceira equipa portuguesa na Liga Europa, tem entrada directa na fase de grupos.