Contas de multiplicar no YouTube

O objectivo do YouTube é que o mercado português, “que está a amadurecer”, siga a tendência mundial e multiplique os tipos de conteúdo, mostrando que “existem mais talentos em Portugal além da música e do humor”, as áreas mais ‘tradicionais’. 

Quem o declara é a argentina Victoria Campetella, responsável de comunicação da Google em Portugal e Espanha, de quem o YouTube é uma subsidiária.

O que a gigante norte-americana quer é o mesmo que todos os outros negócios do mundo: fazer crescer e manter uma audiência regular, no caso que venha todos os dias ao site para acompanhar a actividade dos seus youtubers favoritos.

O tipo de conteúdos do YouTube foi evoluindo muito ao longo dos anos, desde as pessoas que inicialmente colocavam vídeos online apenas para mostrar aos amigos até aos dias de hoje com um número incrível de canais onde profissionais ou amadores, de todas as idades e de quase todos os países do mundo, falam directamente para o seu público fiel. Os que aliam a empatia à capacidade de comunicar através do vídeo têm multidões à espera de cada novo carregamento no YouTube.

E falam sobre tudo: moda, beleza, videojogos, cozinha, trabalhos manuais, dão explicações, criam conteúdos para crianças ou experimentam todo o tipo produtos e, mais insólito, até há quem tenha canais onde praticamente só tira aparelhos de caixas, como telemóveis, consolas de jogos ou electrodomésticos.

Em Portugal, além dos youtubers que se dedicam a jogar e comentar jogos de vídeo, caso de Miguel Campos (chama-se Feromonas no YouTube, ver pág. 26 ) ou de SirKazzio – que lhe segue os passos, nomeadamente no Brasil e já tem mais de um milhão de subscritores -, um mercado em franco crescimento é o da Moda & Beleza.

Mymakeupsecret, da estudante universitária Inês Rochinha, faz isso mesmo há “quatro ou cinco anos”, explica a autora.

O seu canal no YouTube chegou recentemente à fasquia dos 50 mil fãs e os seus vídeos foram vistos mais de cinco milhões de vezes. Só no último mês, Inês ganhou mais 8 mil subscritores e mais 600 mil visualizações de vídeos, tendo destronado Inês Mocho, maquilhadora profissional e até mais famosa no mundo dos blogues.

São projectos sem ponta de amadorismo e, apesar de estudar, pelo menos 20 horas da semana de Inês Rochinha são dedicadas ao YouTube e a responder a comentários de fãs, a que chama ‘secrets’.

Pelo caminho, já trabalhou com marcas como a L’Oréal Professionnel e com a revista alemã de moldes de roupas Burda, por exemplo. O seu vídeo mais popular, visto perto de 400 mil vezes, mostra como transformar um par de calças de ganga num top, mas as suas rotinas diárias de beleza são do que as admiradoras mais gostam.

Inês diz que se preocupa em mostrar a quem vê os vídeos que “a realidade é diferente do que as imagens mostram”. Na maioria, são mulheres entre os 18 e os 24 anos, mas a segunda maior fatia do seu público, esmagadoramente feminino, está entre as adolescentes que têm de 13 a 17 anos .

Os planos passam por se internacionalizar e isso implica vídeos em inglês. Aliás, o YouTube tem essa enorme vantagem: o autor do maior canal do mundo vem da Suécia e o segundo do Chile (ver pág. 30). A fama pode chegar a qualquer lugar do mundo.

Tendência mais antiga no YouTube é a dos vídeos de culinária, onde em Portugal imperam Neuza Costa, de 36 anos, e o marido, Sandro Vilar, do canal SaborIntenso.

Os fãs chegam de todos os continentes, mas Neuza publica as suas receitas a pensar “nos mais novos, adolescentes ou jovens que vão para fora e precisam de saber cozinhar”. A ideia é “descomplicar a cozinha” e tornar fáceis os pratos mais complicados através de vídeos de poucos minutos.

Neuza e Sandro começaram fora do YouTube, no site www. saborintenso.com, mas desde que abriram o seu canal em 2009 já têm 136 mil subscritores e mais de 56 milhões de visualizações de vídeos. O top é o que explica a fazer pastéis de nata, que foi visto mais de 1,5 milhões de vezes.

Para quem está com vontade de participar neste mundo Victoria Campetella descreve o tipo de conteúdos que estão em falta no YouTube em português. “Fitness, que é uma área que está a crescer muito”, elenca , “além de vídeos sobre Educação ou ainda sobre crafts (artesanato)”.

Em particular, há um grande espaço para vídeos destinados a crianças “que é dos temas que maior crescimento têm tido”. Aliás, o vídeo do YouTube mais visto de sempre em Portugal é a música infantil o ‘Pintinho Amarelinho’. Com sotaque brasileiro, claro.

teresa.oliveira@sol.pt