Actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o www.fogos.tomahock.com pretende «dar uma rápida, permanente e preciosa ajuda aos bombeiros, aos profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e às populações afectadas», explicou a UA em comunicado .
A ideia do estudante de Novas Tecnologias da Comunicação em desenvolver o site, activo há duas semanas, surgiu depois de perceber em conversas com amigos bombeiros que a visualização da informação disponibilizada pelo site da ANPC, no que diz respeito aos fogos que diariamente têm lavrado em Portugal, “é muito complicada”, explica o próprio.
Leitura fácil
“Os vários passos necessários para chegar aos dados da ANPC, apresentados em tabelas de leitura pouco óbvia e em formato PDF que têm de ser constantemente descarregadas para aceder à actualização das informações que a instituição disponibiliza ao longo do dia” deram o clique a João Pina.
“Tenho alguns amigos, bombeiros ou do INEM e que, nesta altura em que há mais incêndios, andam sempre a ver o site da ANPC”, explica o jovem. Eles queixam-se da forma como a informação relativa aos incêndios é disponibilizada. Dizem estar muito dispersa e de não ser de rápida compreensão”, explica o também programador no laboratório SAPO Labs/UA, mais concretamente no projeto SAPO Campus, uma parceria entra a UA e o SAPO.