O exercício de caráter militar e civil de três dias, de nome "Able Response 15", servirá para "examinar e melhorar o sistema de resposta combinada dos países às ameaças biológicas naturais ou realizadas intencionalmente, que possam ter lugar na península da Coreia", indicou o Ministério da Defesa de Seul, em comunicado.
Estas manobras, que se realizam todos os anos desde 2011, implicam os departamentos de defesa de Seul e Washington, assim como o Ministério da Saúde da Coreia do Sul e outras instituições, segundo um comunicado da Defesa.
Apesar de o Ministério da Defesa de Seul não ter mencionado diretamente a Coreia do Norte, o "Able Response 15" foi concebido para tentar combater possíveis ataques biológicos do regime de Kim Jong-un, que se receia estar a desenvolver este tipo de armamento.
O exercício hoje iniciado também se centra no combate à propagação de vírus na Coreia do Sul, depois de, no passado mês de junho, a Síndrome Respiratória do Médio Oriente, o novo coronavírus, ter gerado alarme no país, onde causou 36 mortos.
Lusa/SOL