Hungria declara estado de emergência e constrói mais uma vedação

A Hungria declarou nesta terça-feira o estado de emergência em resposta à crise de migração, estando totalmente bloqueada a fronteira com a Sérvia como forma de conter o fluxo de refugiados. O país prevê ainda construir mais uma vedação para impedir a entrada de migrantes na fronteira com a Roménia, anunciou hoje o ministro dos Negócios…

Hungria declara estado de emergência e constrói mais uma vedação

O estado de emergência dá mais poder às autoridades húngaras, permitindo-lhes por exemplo fechar estradas e limitar o trabalho de instituições públicas. Permite também acelerar os processos de pedido de asilo.

O Parlamento ainda deverá aprovar a intervenção do exército. Mas na realidade, segundo descrevem os repórteres da Associated Press, na fronteira já estão vários militares fortemente armados e acompanhados de cães.

A declaração do estado de emergência chega no dia em que entram em vigor as leis de imigração mais apertadas, pelas quais a passagem pela vedação de arame farpado passa a dar direito a penas de prisão mais longas.

"O governo decidiu lançar preparativos para a construção de uma vedação na fronteira entre a Hungria e a Roménia, estendendo-se do triângulo formado pelas fronteiras sérvia, húngara e romena por uma distância razoável", disse Peter Szijjarto numa conferência de imprensa em Budapeste.