Eslovénia detém na fronteira primeiro comboio da Croácia com refugiados

A polícia eslovena mandou hoje parar na passagem fronteiriça de Dobova, a oeste da capital croata, Zagreb, o primeiro comboio com cerca de 250 refugiados do Médio Oriente procedente da Croácia, noticiou a agência eslovena STA.

Outros grupos de migrantes chegaram pela estrada ao posto fronteiriço croata de Bregana, mas ainda não puderam entrar na Eslovénia, segundo a televisão pública eslovena TvSlo.

A imprensa 'online' eslovena publica hoje fotos com migrantes sírios sentados na estrada com cartazes em que se lê "Somos apenas refugiados", "Queremos paz" e "Deixem-nos passar".

Cerca de 9.000 refugiados do Médio Oriente entraram desde quarta-feira na Croácia, vindos da Sérvia, e a grande maioria tem pressa de seguir caminho para a Eslovénia e, depois, para os países da Europa Ocidental, sobretudo a Alemanha e a Suécia.

Não é claro, contudo, como serão tratados na Eslovénia, cujo Governo anunciou hoje que "não permitirá a criação de um corredor para refugiados" no território do país.

O primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, disse hoje que o seu país está empenhado em proteger as fronteiras de Schengen.

As autoridades eslovenas anunciaram que devolverão à Croácia todos aqueles que não pedirem asilo na Eslovénia ou os que tentem passar a fronteira ilegalmente e sem documentos.

Embora Estado membro da União Europeia, a Croácia não faz parte do espaço Schengen, ao contrário da Eslovénia.

Alguns 'media' croatas noticiaram hoje que parte dos refugiados que entraram na Eslovénia já foi reencaminhada para a Croácia.

Lusa/SOL