Os três camiões da Aylan Kurdi Caravan estão carregados com mais de 65 toneladas de comida, roupa, medicamentos e brinquedos que foram doados por milhares de portugueses de todo o país na semana passada. A ideia inicial era distribuí-los na Hungria, mas como o país fechou as fronteiras o destino final passou a ser a Eslovénia e a Croácia.
Três voluntários que estão na equipa de 10 pessoas que lançou esta iniciativa para apoiar os migrantes, estão a acompanhar de carro a caravana. Outros quatro estão já em Zagreb, na Croácia, a preparar a chegada e a fazer um levantamento das organizações mais necessitadas.
“A viagem está a decorrer sem imprevistos e mantemos a previsão de chegada à região amanhã”, confirma ao SOL Maria Miguel Ferreira, que partiu de carro com dois outros voluntários acompanhando os camiões. A caravana conseguiu uma autorização das autoridades francesas que lhes permitiu excecionalmente contornar a proibição de circulação de camiões em França ao fim de semana para poderem atravessar o país. Ontem à noite entraram em Itália, estando neste momento a atravessar o país.
“Os voluntários que seguiram na sexta-feira para Zagreb estão a visitar zonas de passagem dos refugiados e ONG locais para identificar onde os bens doados pelos portugueses fazem mais falta”, explica a empresária portuguesa que aderiu a esta iniciativa.
Ontem à noite chegámos a Itália, onde parámos para descansar. Hoje estamos a atravessar o país. Por este andar, amanhã chegamos ao destino. Até já!
Posted by Aylan Kurdi Caravan on Monday, September 21, 2015