O site WebMD compilou vários conselhos que ajudam a adormecer mais rapidamente:
1. Desligue os aparelhos à sua volta
Ter a televisão, o telemóvel ou o tablet ligados durante a noite não é boa ideia. As luzes produzidas por estes aparelhos afetam o seu sono e podem não o deixar dormir. Experimente desligar estes aparelhos uma hora antes de se deitar.
2. Evite as sestas
Para evitar insónias durante a noite, o ideal é não dormir de dia. Durante a tarde, tente ir dar uma volta, ou beba água gelada, ou ligue a um amigo para ‘afastar’ o cansaço. Mas caso não o consiga evitar, não durma mais do que 20 minutos e não o faça perto das horas noturnas.
3. Afaste o relógio
Ao longo da noite, tem tendência a olhar várias vezes para o relógio na mesa de cabeceira? Isso pode fazer com que fique ansioso com as horas a passar e comece a pensar em tudo aquilo que tem de fazer no dia seguinte, fazendo com que fique mais tempo acordado.
Para evitar esta situação, coloque o relógio longe de si – dentro de uma gaveta, ou por baixo da cama – ou então vire-o para fora da cama, de modo a que as horas fiquem longe da sua vista.
4. Ponha uma almofada entre as pernas
Muitas pessoas costumam ter dores de costas durante o sono. Apesar de não serem fortes para o acordar, podem ser o suficiente para perturbarem o sono e não o deixarem dormir tranquilamente. Ao pôr uma almofada entre as pernas alinha as ancas e o peso não se concentra todo nas costas. Caso durma de costas, coloque as almofadas por baixo dos joelhos.
5. Reserve a cama para aquilo que realmente interessa
O seu quarto (e a sua cama) deve ser um local para relaxar e reservado para aquilo que realmente interessa: dormir e relações sexuais. Evite estar sentado, trabalhar, navegar na web ou até ver televisão quando estiver na cama. Se conseguir, coloque a temperatura do quarto entre os 20.º C e os 22.º C.