Numa declaração aos jornalistas antes de inaugurar a primeira cimeira mundial do turismo de compras, em Madrid, a "número dois" de Mariano Rajoy (PP, direita no poder) recordou os "esforços tremendos" feitos por Portugal nos últimos anos para sair da crise, iniciar uma retoma e recuperar plena autonomia económica.
"Creio que os cidadãos reconheceram isso", disse Sáenz de Santamaría, acrescentando que Espanha continuará a ter a máxima colaboração com Portugal.
"Somos dois países vizinhos e irmãos, com muitíssimos vínculos, a nossa economia e a nossa sociedade estão muito interligadas", sublinhou a vice-presidente, para quem agora "é preciso continuar a trabalhar".
No domingo, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, tinha também felicitado o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, pela vitória nas eleições legislativas, afirmando que "os portugueses ficam a ganhar" com o resultado.
Numa curta mensagem nas redes sociais Rajoy felicitou Pedro Passos Coelho "pela sua vitória numa jornada eleitoral que foi um exemplo de civismo. Os portugueses ficam a ganhar".
A coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições legislativas de domingo em Portugal, elegendo 104 deputados, mas perdeu a maioria absoluta que detinha até agora. O Partido Socialista, de António Costa, manteve-se como a segunda força política no parlamento, com 85 deputados. Ainda estão por atribuir quatro mandatos, referentes aos círculos da emigração.
Lusa/SOL