1 – Use máscara semanalmente: “Aplique um tratamento capilar que contenha ingredientes hidratantes para ajudar a manter e a restaurar a estrutura interna do cabelo. A elasticidade fará com que haja menos quebra, o que fará com que o cabelo cresça mais”, diz Kevin Mancuso, diretor criativo da Nexxus New York Salon Care. O especialista aconselha a aplicar a máscara semanalmente e deixá-la atuar durante três ou cinco minutos.
2 – Não seja agressivo quando se estiver a pentear: Quer o cabelo esteja seco ou molhado, não deve pentear o cabelo de uma forma brusca. A escova certa e movimentos suaves podem ajudar a prevenir a quebra.
3 – Tenha cuidado com as pontas espigadas: Ter as pontas saudáveis e brilhantes é essencial. Quando as pontas estão espigadas, o cabelo parece mais curto. Faça um tratamento diário para manter o cabelo hidratado.
4 – Hidratação ‘dentro e fora’: As proteínas ajudam a fortalecer o cabelo, por isso é necessário ter “uma alimentação equilibrada, comer diariamente alimentos ricos em proteínas, como frangos orgânicos, carne de vaca, ovos, vegetais amêndoas e sementes”, diz a dietista Stephanie Middleberg. A especialista recomenda também o consumo de ácidos gordos (salmão e abacate) e vitamina B (kiwi e sementes de abóbora).
5 – Colocar uma ‘barreira protetora’: Os fatores externos e os penteados que fazemos podem danificar o cabelo, provar a queda do mesmo e, consequentemente, fazer com que este não cresça rapidamente. Por isso, uso produtos naturais que mantêm o cabelo saudável, humedecido, brilhante e ‘pronto’ para crescer naturalmente a um bom ritmo.