3×5=15? Esta professora achou que não

Três vezes cinco é igual a 15 em qualquer parte do mundo. Mas esta professora achou que não e deu uma cotação negativa nessa pergunta, numa ficha de matemática, ao um aluno do terceiro ano.

A imagem do teste foi partilhada nas redes sociais e tornou-se viral. Podemos ver que a criança escreveu (corretamente) 15 e até escreveu ao lado: 5+5+5. Ao que a professora lhe deu a cotação de -1, e até corrigiu o raciocínio, escrevendo: 3+3+3+3+3.

O mesmo aconteceu com a pergunta seguinte. O aluno para resolver a conta 4×6 – que respondeu corretamente 24 – fez uma tabela com quatro colunas em seis traços. E a professora corrigiu para uma tabela com seis colunas e quatro traços em cada.

A Associação de Professores de Matemática dos Estados Unidos (National Council of Teachers of Mathematics) já se pronunciou sobre o assunto e defendeu a classificação da professora, argumentando que faz com que os alunos percebam melhor os problemas que estão a resolver. "Queremos que os alunos compreendam o que estão a fazer, e não só a dar a resposta correta", afirmou Diane Briars, presidente do NCTM. 

Aqui fica a ficha em questão: