Taís Araújo alvo de racismo nas redes sociais

    

A polícia do Rio de Janeiro (Brasil) informou esta segunda-feira que vai abrir um inquérito para resolver o crime de racismo contra Taís Araújo, avança o site da Globo. A atriz brasileira será chamada a prestar um depoimento sobre as ofensas de que foi alvo no Facebook, no sábado passado.

"A atriz será ouvida e os autores identificados e intimados para depor", revela o comunicado.

Em causa está uma fotografia que Taís Araújo publicou na sua página oficial no Facebook, no qual foram publicados comentários racistas. “Esse cabelo dava para lavar a loiça toda” e “Escuridão” foram apenas alguns dos comentários feitos por utilizadores.

Entretanto, a Internet uniu-se para apoiar a atriz e chamar a atenção para o caso com a hashtag #SomosTodosTaísAraújo.

A própria Taís usou a sua página oficial no Facebook para desabafar sobre o assunto: "É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar. Na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registado e será enviado à Polícia Federal. Eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que eu senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena neste país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça [sic]", escreveu.

 

É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de…

Posted by Taís Araújo on Sunday, 1 November 2015

“O crime de injúria está previsto no artigo 140 do Código Penal e consiste em ofender a dignidade ou o decoro de alguém ‘na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência’”, lê-se no site da Globo. A pena pode chegar aos três anos de prisão.

No entanto, se o juiz decidir que houve também um crime de racismo, a pena pode ser diferente, variando também entre multas e prisão.

joana.alves@sol.pt