Do país de Angela Merkel, dois cineastas estarão em foco no evento organizado por Paulo Branco: Wim Wenders, autor de As Asas do Desejo, apresentará este e outros filmes como Até ao Fim do Mundo, na versão director’s cut, assim como uma inédita exposição de fotografias tiradas quando por cá rodou O Estado das Coisas (1982) e Viagem a Lisboa (1994), patente a partir de sábado até março de 2016 no Museu da Água; Hans-Jürgen Syberberg, um dos representantes do chamado Novo Cinema Alemão do final dos anos 60 ao lado de Wenders e Herzog, falará com o público após as projeções de Ludwig, Requiem para um Rei Virgem e Karl May. As retrospetivas de longo fôlego cabem ao norte-americano Jonathan Demme, de quem soarão ao ouvido o oscarizado O Silêncio dos Inocentes (1991) e uma das primeiras ficções sobre o vírus da sida, Filadélfia (1993), e ao iraniano radicado em França Barbet Schroeder, que entre outras fitas terá em antestreia o recente Amnesia.
Nanni Moretti (Mia Madre), Hong Sang-soo (Right Now, Wrong Then) Andrzej Zulawski (Cosmos), João Salaviza (Montanha), Terrence Malick (Cavaleiro de Copas), Laurie Anderson (Heart of a Dog) são outros dos nomes em destaque nesta nona edição que, além de mais de 20 antestreias de filmes que chegarão às salas nos próximos meses, tem programadas masterclasses como a do palestiniano Elia Suleiman sobre Metropolis (1927), de Fritz Lang, e um simpósio intitulado ‘Bigger than Life’, com a curadoria do filósofo José Gil, sobre loucura e criação. Um festival, por assim dizer, bigger than cinema.