O suspeito, terá partido para a Síria há cerca de dois anos, escreve o Libération, onde "foi subindo na hierarquia do Estado Islâmico". A rádio RTL refere mesmo que o jovem belga é um dos homens fortes do autoproclamado EI.
Era amigo íntimo de Salah Abdeslam, que está a monte e a ser procurado por suspeita de envolvimento nos ataques de sexta-feira.
A cadeia de televisão britânica Sky News adianta que Abaaoud está relacionado com o ataque em Agosto no comboio de alta velocidade com destino a Paris, frustrado por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja.
Há também informações que ligam este belga – de origem marroquina – a dois homens mortos numa operação antiterrorista no início deste ano na Bélgica, avança o Guardian,
As últimas informações dão conta de que Abaaoud é de Molenbeek, o subúrbio de Bruxelas, já apelidadado de 'ninho de terroristas', onde foram detidos vários suspeitos na sequência de uma pista investigada após os atentados em Paris.
O procurador responsável pelo inquérito, François Molins, informou que já foram indentificados cinco terroristas suicidas: Ahmad Al Mohammad, Samy Amimour, Ibrahim e Salah Abdelslam (que escapou com vida), e Ismael Omar Mostefai.