Iraqi Mutar Muthanna Majid foi detido durante uma rusga num centro para requerentes de asilo na cidade de Boliden, que decorreu sem incidentes, de acordo com os serviços de segurança.
A Suécia tem estado em alerta desde a passada sexta-feira, quando 129 pessoas morreram num ataque em Paris reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.
O primeiro-ministro Stefan Lofven elogiou os serviços de segurança pela "rapidez com que o suspeito foi localizado e detido".
As autoridades emitiram um mandado de busca para Majid, de 25 anos, que a imprensa diz ser suspeito de ter combatido na Síria, por preparar um "ataque terrorista".
"A detenção ocorreu com serenidade" e os investigadores planeiam interrogar o suspeito, disse, em comunicado, a agência de inteligência da Suécia, Sapo.
Apesar de não ter sido identificada uma ligação com os atacantes de Paris, a Sapo afirmou que o derramamento de sangue na capital francesa demonstrou como o Estado Islâmico está a expandir-se e a chegar à Europa.
A Suécia manteve o nível de ameaça terrorista em "elevado" após a detenção, o segundo mais alto numa escala de cinco. O alerta foi elevado na quarta-feira após uma revisão pelo Centro Nacional para a Avaliação de Ameaças Terroristas.
Na quinta-feira, Lofven disse que a Suécia tinha sido ingénua quanto ao risco de um ataque no seu território e que planeia reforçar as medidas de segurança, incluindo monitorização de comunicações encriptadas.
A Suécia não é alvo de um ataque desde 2010, quando um homem se fez explodir numa rua comercial em Estocolmo, ferindo duas pessoas.
Lusa/SOL