A Christie´s agendou para dia 9 de dezembro o leilão de três quadros do pintor lionês Jean Pillement (1728-1808). As peças são agora propriedade dos descendentes de Ana Maria Espírito Santo Bustorff Silva. A tia do antigo banqueiro Ricardo Salgado e mãe da ex-ministra da Cultura Maria João Bustorff faleceu em 2014.
No total, os três obras têm um valor licitação compreendido entre 10.500 e 15.500 libras, cerca de 15 mil e 22 mil euros à taxa de câmbio atual.
Esta não é a primeira vez que a coleção privada de Ana Maria Espírito Santo Bustorff Silva vai a leilão. Em abril, a Christie’s vendeu 109 dos 150 lotes em leilão, por um montante superior a 1,5 milhões de euros.
Neta do fundador do BES, José Maria Espírito Santo Silva (1850-1915), Ana Maria foi a filha mais nova de Ricardo Espírito Santo Silva (1900 -1955), dirigente do BES nos anos 30 e reconhecido mecenas e colecionador de arte.
“Nasceu em Lisboa e cresceu num ambiente doméstico refinado e impressionante. Ana Maria seguiu sempre o exemplo e os conselhos dos seus pais quando se tratava de escolhas artísticas”, descreveu a leiloeira em abril.
"A perda do pai quando tinha apenas 26 anos galvanizou a sua ambição de perpetuar o legado de Ricardo – tanto através das peças que herdou da coleção privada, como através da coleção de mais de 2.000 peças de mobiliário português, pratas, têxteis, pintura, cerâmica e outras artes decorativas que ele cedeu ao Estado português em 1953, juntamente com o Palácio da Azurara, onde a coleção ainda se encontra, criando a Fundação Ricardo Espírito Santo, que é um Museu-Escola de Artes Decorativas portuguesas", descreveu a leiloeira em abril.
O colecionador foi grande apreciador do francês Jean Pillement, adquirindo várias gravuras e desenhos – alguns expostos na Fundação – da segunda estadia do pintor em Portugal. No período considerado como o auge da sua carreira, Pillement ficou ainda célebre por recusar a oferta do rei D. José I de Portugal para se tornar seu primeiro pintor da corte antes de partir para Inglaterra.
Veja mais informações sobre as peças em leilão aqui.