Adalberto Campos Fernandes era até ao momento presidente da Comissão Executiva do SAMS. Antes tinha liderado os conselhos de administração do Hospital de Cascais e o do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O novo ministro coordenou o programa do PS para a área da Saúde e na altura, numa conferência de imprensa, em agosto, na sede do PS, em Lisboa prometeu "devolver o SNS aos portugueses", nomeadamente às pessoas que, segundo disse, "não podem fazer parte daqueles que gastam [em Saúde] 32 euros diretos em cada 100 – algo nunca visto", numa alusão ao aumento das comparticipações dos cidadãos nos serviços públicos de saúde.
Aliás, na última quarta-feira, dia 18 novembro, Adalberto defendeu a sua tese de doutoramento e o tema escolhido foi exatamente a relação entre o público e o privado, tendo o titulo "A combinação público-privado em saúde: impacto no desempenho no sistema e nos resultados em saúde no contexto português".
Além de gestor hospitalar, Adalberto Campos Fernandes é especialista em Saúde Pública e professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.