De acordo com o mesmo jornal, o ator liderava e conduzia o negócio de tráfico a partir de Alvide, em Cascais, onde geria um café. Tomás Santos já estava a cumprir pena suspensa depois de ter sido condenado há quatro anos por tráfico de haxixe. As autoridades não apreenderam estupefacientes na sua posse mas o jovem foi apanhado em escutas que o dão como cabecilha da rede que por sua vez está ligada a uma rede internacional.
Tomás Santos foi detido nesta terça-feira na Quinta da Beloura onde vive numa habitação de luxo pela qual paga uma renda de 2000 euros por mês, escreveu ainda o Correio da Manhã. Na operação de detenção do grupo foram apreendidos 68 quilos de haxixe, 500 gramas de cocaína, 13 carros e duas motas, 17 mil euros, cinco armas de fogo, um taser e duas armas brancas.
Os arguidos vão ser hoje presentes a tribunal que decidirá as penas de coação, sendo que o antigo ator deverá ficar em prisão preventiva dada a evidência e gravidade dos factos.
Apesar de só esta quinta-feira, ao final da tarde, serem conhecidas as medidas de coação aplicadas a todos os arguidos, que começaram a ser ouvidos esta quarta-feira, é previsível que Tomás Santos venha a ter confirmada a prisão preventiva, quer pelos elementos probatórios recolhidos, a par das escutas, quer pelos antecedentes.
Segundo o JN, o Ministério Público deverá deduzir acusações pelos crimes de tráfico, posse ilegal de armas, branqueamento de capitais e associação criminosa.