Interpol emite mandado de prisão contra eurodeputado

A Interpol emitiu mandados de prisão contra três cidadãos franceses, incluindo um membro de extrema-direita do Parlamento Europeu, acusados de ajudar a fugir dois pilotos condenados por tráfico de droga na República Dominicana.

O trio é acusado de ajudar a organizar a fuga dos dois pilotos em outubro, depois de terem sido condenados num caso de tráfico de droga, que ficou conhecido como "Air Cocaine".

Os procuradores da República Dominicana pediram à Interpol para emitir mandados de prisão contra Aymeric Chauprade, membro da Frente Nacional e eurodeputado, Christopher Naudin, criminologista e especialista em segurança aérea, e Pierre Malinowski, assistente parlamentar de Jean-Marie Le Pen em Estrarburgo.

"Os franceses são acusados de violar a lei" no contrabando de migrantes e tráfico de pessoas, disseram sexta-feira os procuradores dominicanos.

Os pilotos foram condenados a 20 anos de prisão por causa de um carregamento de 680 quilogramas de cocaína, mas sempre negaram conhecer a existência de droga a bordo.

A França já sugeriu que os pilotos não vão ser extraditados.

Lusa/SOL