Mas porque é que isto acontece? O canal do YouTube SciShow criou um vídeo para explicar este fenómeno.
Os cientistas começaram por achar que se tratava de um processo de osmose, com a água a passar pela camada seca da pele. Os investigadores achavam que o influxo da água espalhava-se pela epiderme (camada superficial da pele), sem entrar no tecido da mesma, criando o efeito enrugado.
No entanto, em 1935, os médicos repararam que isto não acontecia a doentes com danos nos nervos. Concluíram assim que os dedos ficavam enrugados devido a uma resposta do sistema nervoso à quantidade de humidade.
Vários biólogos afirmam que esta reacção não se trata de uma resposta involuntária, mas sim de uma função ligada a questões evolutivas. Para os investigadores, o enrugar dos dedos pode estar relacionado com a necessidade que os nossos antepassados tinham de se adaptar a certas tarefas quando o tempo estava mais húmido ou os objectos que usavam estavam molhados.
Esta teoria foi testada em 2013 e percebeu-se que as pessoas que tinham os dedos enrugados conseguiam pegar em objectos molhados com uma maior facilidade do que os restantes voluntários.