Presidente do Novo Banco vai reunir com sindicatos do sector financeiro

O presidente executivo do Novo Banco, Stock da Cunha, reúne-se esta quinta-feira com os dirigentes dos principais sindicatos do sector financeiro.

A ideia de acordo com o mesmo, é conhecer os impactos nos trabalhadores do plano de reestruturação que está a ser preparado e o modo como a reorganização do Novo Banco irá afectar os cerca de sete mil trabalhadores do banco.

Recorde-se que, o banco chumbou em Novembro nos testes de stresse do Banco Central Europeu (BCE) e necessita de um reforço do capital de 1398 milhões de euros.

Assim que foram conhecidos os resultados do teste de stresse e a necessidade do reforço de capital – ainda assim aquém do que vinha a ser previsto pelos analistas, que apontava para necessidades de financiamento entre 1500 e 2 mil milhões de euros –, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, prometeu iniciar de imediato a nova etapa do processo de venda. De acordo com um comunicado do Banco de Portugal, esta falha de capital será ultrapassada via implementação do plano estratégico, que já está em marcha e deverá ser apresentado nas próximas semanas, mas também através do processo de venda da participação detida pelo Fundo de Resolução no Novo Banco a um investidor privado. Ou seja, o esforço de capitalização passará também para o comprador, o que terá impacto no preço de venda.

A reunião está marcada para as 9h.