O médico acrescenta que é preferível utilizar o micro-ondas por dois motivos. Primeiro, porque é um método de aquecimento seco, fazendo com que se mantenham nutrientes que se dissolvem na água, como as vitaminas B e C. Em segundo lugar, porque é mais rápido e assim, os nutrientes não estão tanto tempo expostos a aquecimento produzido pela máquina.
Mas a verdade é que aquecer a comida, independentemente do método, não é uma boa ideia. “Qualquer processo de aquecimento, seja com o micro-ondas, no forno, ferver a comida ou até fritá-la, reduz os níveis de vitaminas sensíveis ao calor. Depende do tempo e da temperatura e das vitaminas em questão”, explica Don Schaffner, especialista em nutrição.
Mas qual é o melhor método para aquecer os alimentos e mantê-los o mais nutritivos possível? Alguns especialistas apostam em cozinhar a vapor. “Corte a comida em pedaços grandes e cozinhe-os rapidamente, pouco tempo antes de servir”, explica Susan Nitzke, professora de nutrição na University of Wisconsin-Madison.