Obrigacionistas do BES criam associação para recuperar investimento

Associação vai solicitar “com caráter de urgência” uma audiência com Carlos Costa.

Cerca de três dezenas de particulares com obrigações que foram transferidas do Novo Banco para o Banco Espírito Santo constituíram a Associação de Obrigacionistas Sénior Particulares Lesados do Novo Banco.

A medida surge após uma reunião que decorreu no sábado, em Lisboa, e que contou com perto de 30 obrigacionistas seniores particulares que se dizem lesados pela “recente decisão do Banco de Portugal (BdP) de transferir do Novo Banco para o BES mau cinco séries de Obrigações Sénior”.

“O objetivo desta associação é a recuperação do investimento em Obrigações Sénior realizado por particulares no Novo Banco”, refere um comunicado enviado ontem à agência Lusa, o qual acrescenta que a nova associação vai solicitar, “com caráter de urgência”, uma audiência com o governador do BdP para decidirem “as formas de luta a adotar”.

Na reunião de sábado participaram obrigacionistas particulares de todo o país, incluindo um de Ponta Delgada, além de outros portugueses residentes no México, em Espanha, na Bélgica, na Alemanha e na China, que terão perdido, pelo menos, três milhões de euros. Na nota enviada à Lusa, a associação pede que seja contactada por outros obrigacionistas afetados pela mesma decisão do Banco de Portugal.