Sampaio da Nóvoa SNAPou – obrigado, General Ramalho Eanes

1.Até ao momento, o momento mais divertido (e ligeiramente – para sermos simpáticos – ridículo) foi a intervenção do General Ramalho Eanes, ontem, na campanha do SNAP, acrónimo para Sampaio da Nóvoa. Divertido – e repleto de significado político. Ramalho Eanes tirou a máscara ao candidato apoiado pelo MRPP e pelo Livre, forçando-o a uma…

2.Em primeiro lugar, não podemos deixar de qualificar como obtuso o facto de SNAP aproveitar um almoço organizado por Ramalho Eanes para o transformar numa iniciativa da sua campanha eleitoral. Com este pormenor: atrás do candidato estava o cartaz SNAP, com a cara de Sampaio da Nóvoa tapada por uma fotografia de Ramalho Eanes. E, como se não fosse bastante, a foto de Ramalho Eanes surgia com a seguinte legenda: “ um homem de causas/Uma vida de convicções”.

3.Ora, perguntamos: afinal, quem é o candidato a Presidente da República? Sampaio da Nóvoa ou Ramalho Eanes? E se for Sampaio da Nóvoa – ainda não estamos certos disso, mas é o que consta no Tribunal Constitucional – quem é que na estrutura do SNAP se lembrou de fazer um cartaz, um poster  de Ramalho Eanes com um slogan para aparecer junto de Nóvoa aquando da intervenção do candidato (aqui referimo-nos ao candidato oficial, não o candidato oficioso Eanes…)? É uma ideia que não lembra a ninguém: só mostra amadorismo, impreparação e mostra que nem os apoiantes acreditam nos méritos e qualidades de Sampaio da Nóvoa.

4.Pois, se Sampaio da Nóvoa é tão bom, se já é um “general” – porque existe na candidatura SNAP uma obsessão permanente com o General Ramalho Eanes? É porque não confiam assim tanto em Sampaio da Nóvoa. E o próprio General Ramalho Eanes está hesitante em se comprometer em demasia com SNAP. Porquê? Porque Ramalho Eanes, ontem, embaraçou o batalhão de assessores de Sampaio da Nóvoa, fazendo o que era proibido: colar Sampaio da Nóvoa a Cavaco Silva.

5.Efectivamente, Ramalho Eanes elogiou amplamente as qualidades de Cavaco Silva – como Presidente e como homem – , dizendo que Sampaio da Nóvoa é, na sua essência, um candidato muito parecido com o actual Presidente da República. Que os méritos de Cavaco Silva são os méritos de Sampaio das Nóvoa. Os jornalistas confrontaram Sampaio da Nóvoa com estas declarações: à primeira, Nóvoa gaguejou; à segunda, respondeu que não quer falar do passado (olha quem! O candidato que foi buscar coisas de 1974 e do Governo de Balsemão para até atacar os seus adversários); à terceira, Nóvoa não conseguiu esconder mais a evidência.

6.Sampaio da Nóvoa aprecia o estilo de Cavaco Silva e, mais do que isso, está muito grato ao ainda Presidente da República por ter tornado possível a sua candidatura presidencial. Se não fosse Cavaco Silva, Sampaio da Nóvoa, neste momento, não estaria a fazer campanha. SNAP nunca teria aparecido. E, portanto, Ramalho Eanes – que não gosta de mentiras e ingratidões – forçou Sampaio da Nóvoa a dizer a verdade sobre o que realmente pensa sobre Cavaco Silva. E nós, portugueses, estamos gratos a Ramalho Eanes por mais este gesto patriótico.

7.Como explicar as declarações de Ramalho Eanes sobre Sampaio da Nóvoa? Como explicar o SNAP (em inglês, SNAP significa quebrar, partir) que Ramalho Eanes provocou no SNAP? Temos uma explicação: Ramalho Eanes, muito provavelmente, leu o mesmo livro que nós lemos – chama-se “Sampaio da Nóvoa – Evidentemente, a Liberdade” da autoria de Fernando Madaíl. É a biografia oficial de Sampaio da Nóvoa (aquela apresentada por Pacheco Pereira! Vejam só…).

8.Escrevendo sobre o convite de Cavaco Silva a Sampaio da Nóvoa, o autor refere: “ E, assim, Cavaco Silva “montou o palco” e instalou o microfone  para, naquela mesma cerimónia do 10 de Junho, no Centro Cultural de Belém, “nascer” um dos seus eventuais sucessores – e, em vez de um dos seus delfins, seria o candidato que iria tentar reunir todas as esquerdas”. Ora bem! A biografia oficial de Sampaio da Nóvoa admite que este candidato – hoje com o apoio do MRPP e do Livre – é uma criação de Cavaco Silva. Portanto, o General Ramalho Eanes, como pessoa sensata que é, quis acabar com a mentira de Nóvoa: o General, como mandatário de Cavaco Silva, quer que Nóvoa deixe de ser ingrato e não minta mais aos portugueses. Todos concordamos, inclusive o SNAP: se não fosse Cavaco Silva, Sampaio da Nóvoa não existia politicamente.

9.Todavia, os assessores e a máquina de propaganda de Sampaio da Nóvoa vieram logo aconselhar o candidato a desmentir Ramalho Eanes e a corrigir o erro. Como? Num discurso inflamado, na mesma noite, afirmar que discorda profundamente de Cavaco Silva – porque umas vezes quis ser Primeiro-Ministro; outras vezes, pecou por omissão.

10.Ou seja: em menos de cinco horas, Sampaio da Nóvoa teve três posições sobre Cavaco Silva. Primeiro, o silêncio face ás declarações de Ramalho Eanes; depois, o elogio disfarçado a Cavaco Silva; finalmente, por sugestão dos seus assessores, para mitigar os efeitos do elogio anterior, bateu forte e feio em Cavaco Silva. Ramalho Eanes forçou  Sampaio da Nóvoa a agradecer, subtilmente, a Cavaco Silva por tê-lo criado politicamente; depois, os assessores forçaram Sampaio da Nóvoa  a desmentir o próprio Sampaio da Nóvoa!

11. Uma outra razão para o incómodo relativo de Ramalho Eanes face à candidatura de Sampaio da Nóvoa: admitimos que, para alguém como Eanes, cause perplexidade a concepção de política externa defendida por Sampaio da Nóvoa. Um dos conselheiros máximos de Nóvoa (António Arnaut) afirmou, ontem, ao “i” que os Estados Unidos da América não são uma democracia. E Sampaio da Nóvoa, na sua “Carta de Princípios”, consegue discorrer sobre as Forças Armadas – sem uma palavra sobre a NATO. No debate com Edgar Silva, Sampaio da Nóvoa, em matéria de política externa, concordou, no essencial, com o candidato comunista. Conclusão: em termos de Política Externa e de Defesa, SNAP está no campo político-ideológico do PCP e do MRPP! Só nos faltava ter um Presidente da República com tiques de anti-americanismo e preso pelo PCP em política de defesa! Imaginamos que deve ser um “murro no estômago” para o General Ramalho Eanes apoiar um candidato que defende o contrário do projecto por que sempre lutou a vida toda…

11.Professor Sampaio da Nóvoa: não se pode ter vinte posições sobre o mesmo tema! Não se pode mudar constantemente – como quem tira uma rifa – de posição sobre a apreciação do desempenho das funções presidenciais pelo Presidente Cavaco Silva! E uma série de posições diferentes em cinco horas! Revela uma instabilidade política gritante e preocupante. SNAP é muito instável…

12.Parece-nos, pois, que Sampaio da Nóvoa, com este momento caricato (que faz lembrar Carlos do Carmo no almoço de final de campanha do PS!), quebrou, partiu a dinâmica (já pobrezinha) da sua candidatura. Isto é, Sampaio da Nóvoa SNAPou! E se SNAPou, está SNAPado.