E se fosse criado um imposto europeu para ajudar na crise dos refugiados?

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, sugeriu este sábado a criação de um imposto europeu sobre a gasolina. O objetivo era ajuda a lidar financeiramente com a crise de refugiados.

"Se os orçamentos nacionais ou o orçamento europeu não forem suficientes, então poderemos fazer um acordo para criar, por exemplo, um imposto de um determinado nível por cada litro de gasolina", disse ao jornal Süddeutsche Zeitung, citado pela agência Lusa.

"Desse modo teríamos meios para uma resposta europeia à questão dos refugiados (…) a solução do problema não deve falhar por falta de recursos", afirmou.

Em relação aos vários ataques ocorridos em Colónia durante a passagem de ano, cuja autoria é atribuída a migrantes, Schäuble afirma que são acontecimentos que “reforçam a pressão” para encontrar "uma solução para o problema do controlo das fronteiras externas da União Europeia ".

"O problema deve ser resolvido no palco europeu. […] Caso contrário, não será só a Alemanha a sofrer as consequências, como alguns parecem pensar, mas também os nossos vizinhos e os países dos Balcãs, como a Grécia, que serão afetados", afirmou.