Criou as novas Barbie Fashionistas, que são mais gordas, ou mais baixas, ou mais altas. Em 2015 tinham sido lançados modelos com diferentes tipos de tons de pele e de cabelo.
A mudança é tão relevante – milhões de crianças pelo planeta brincam com a boneca – que a revista Time lhe dedicou a capa, onde se lê a pergunta: “Agora podemos deixar de falar do meu corpo?”.
Evelyn Mazzocco, a diretora geral da marca assume isso mesmo à revista norte-americana. As vendas estavam a cair e era preciso fazer “alguma coisa” para que as crianças (e os seus pais) se reconciliassem com um dos mais famosos brinquedos de todos os tempos. O projeto durou dois anos e foi hoje revelado.
Foi tão secreto que “até as famílias dos funcionários não podiam saber que a Barbie estava a sofrer a transformação corporal mais dramática na sua história de 57 anos”.
A boneca original foi inspirada numa personagem de banda desenhada que aparecia no jornal alemão Bild. Desenhada por Reinhard Beuthien, Lilli, era uma secretária atrevida e ambiciosa.
As novas bonecas serão lançadas ao longo de 2016.