EUA. Trump e Clinton vitoriosos no Nevada e Carolina do Sul

As primárias e o caucus no Nevada e na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, tiveram sabor a vitória para o candidato republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton.

Na sua segunda vitória em três votações – tinha vencido em New Hampshire e perdido no Iowa -, Trump mostrou-se orgulhoso e confiante. “Seguimos para o Nevada. Eu lidero entre os hispânicos. Estou à frente em todas as sondagens entre eles. Eles adoram-me e eu adoro-os”, disse o candidato.

Trump conseguiu então 32,5% dos votos. Em segundo lugar ficou Marco Rubio, com 22,5%, e em terceiro Ted Cruz, com 22,3%. Jeb Bush conseguiu um resultado muito mais baixo do que os restantes candidatos, somando apenas 7,8% dos votos.

Além de Trump, também Rubio se mostrou contente e confiante com o resultado conseguido.

“Depois desta noite, esta passou a ser uma corrida entre três pessoas e nós vamos ganhar a nomeação. A mensagem é muito clara. Este país está pronto para um nova geração de líderes conservadores”, disse o senador da Florida depois de saber os resultados.

Entre os democratas, é Hillary Clinton quem pode festejar a vitória.

“A todos os que participaram em cada canto do Nevada, com determinação e coração: esta vitória é vossa. Obrigada”, agradeceu nas redes sociais a ex–secretária de Estado.

Clinton conseguiu cerca de 52,6% dos votos e ficou à frente de Bernie Sanders, que obteve 47,7%.

“Esta campanha é vossa e é uma campanha que vai quebrar qualquer obstáculo que esteja pela frente”, disse Clinton no seu discurso de vitória. “Alguns podem ter duvidado de nós, mas nós nunca duvidámos”, acrescentou.

Sanders reconheceu a vitória da adversária e felicitou-a.

A próxima votação dos democratas realiza-se no próximo dia 27, na Carolina do Sul.

Jeb Bush sai da corrida A surpresa da noite foi Jeb Bush. Depois de ter partilhado uma imagem de uma arma na sua conta do Twitter à qual deu o título de América, o candidato republicano Jeb Bush foi alvo de chacota nas redes sociais. Poucos dias depois, consequência do seu ato ou não, o republicano alcançou um baixo resultado nas últimas votações, retirando a sua candidatura. “Esta noite suspendo a minha campanha”, anunciou o agora ex-candidato aos seus apoiantes, depois da votação na Carolina do Sul.

Segundo a imprensa norte-americana, a decisão pode beneficiar o senador da Florida, Marco Rubio.