“A regra é: nunca coloque nada dentro do seu ouvido que seja mais pequeno que o seu cotovelo”, explica William H. Shapiro, técnico de audiologia e professor na NYU Langone, num vídeo do Business Insider.
O especialista afirma que os cotonetes apenas se limitam a empurrar a cera mais para dentro do ouvido, podendo ficar junto ao tímpano. O tímpano precisa de vibrar e se houver muita cera por perto, a membrana timpânica pode não vibrar corretamente, podendo provocar perda de audição.
E é preciso também dar valor à cera, já que tem um papel fundamental na saúde do nosso ouvido. “A cera protege os nossos ouvidos de insetos e lubrifica o canal auditivo”, explica William H. Shapiro.
A cera impede ainda a entrada de cabelos, pós e pele morta dentro do ouvido. Isto sem falar nas propriedades ácidas da cera, que impede o crescimento de fungos.
“Ter cera não é necessariamente mau, não quer dizer que tenha um ouvido sujo. E os doentes nunca devem tentar retirar cera por eles próprios”, conclui o técnico de audiologia.