O governo já divulgou uma versão revista das tabelas do Imposto Sobre Veículos (ISV) que traz várias alterações com o objetivo de "beneficiar os veículos mais eficientes do ponto de vista de emissões de CO2, relativamente aos mais poluentes".
Afinal os veículos com emissões inferiores a 99 gramas de CO2 por quilómetro passam a ter uma taxa de 4 euros por cada grama ao invés de 5,1 euros e uma parcela de abate de 370 euros em vez dos 450 euros da proposta inicial. Os dados foram publicados num documento disponível no site oficial do Parlamento.
Nos restantes escalões, as revisões são quase sempre penalizadoras, aumentando a diferença para o bolso dos portugueses na hora de comprar carros responsáveis por mais poluição. Nos carros com emissões de 100 a 115 g/km a nova proposta é penalizadora nas taxas cobradas e na parcela a abater, no escalão de 146 a 175 g/km a taxa é mais alta mas o abate é mais favorável e nos dois últimos escalões o imposto aumenta, mas o valor a abater não é alterado.
O único escalão que não sofre qualquer alteração é o terceiro (116 a 145 g/km), ficando com as taxas e o valor a abater no mesmo valor originalmente projetad