Estes conselhos foram dados pelo investigador Gretchen Reynolds e publicados no site da apresentadora Oprah Winfrey. Dê, uma vista de olhos, pode ser que lhe dê jeito.
1. Evitar alimentos cheios de gorduras: De acordo com um estudo publicado no Journal of Alzheimer's Disease, os ratos que eram alimentados à base de gordura tinham resultados muito inferiores em relação aos que tinham uma dieta equilibrada. À medida que estes estudos vão chegando a conclusões, cada vez se está mais de acordo neste ponto: Os alimentos ricos em gordura diminuem a actividade. O melhor mesmo é cortar na quantidade de pizzas e batatas fritas que costuma consumir.
2. Pensar e suar ao mesmo tempo: Fazer exercício físico melhora o desempenho cerebral. Mas um estudo da Union College mostra que este será ainda maior se estivermos a pensar e a resolver problemas enquanto praticamos um desporto. Um teste feito por esta mesma universidade mostra que, ao fim de três meses, os atletas que faziam este exercício durante o esforço físico tinham uma melhor memória a curto prazo que os restantes.
3. Consumir Ómega-3: Vários estudos mostram que o ómega-3 ajuda a melhor a memória e a desenvolver a actividade cerebral. Por isso, quando for ao supermercado não se esqueça de comprar salmão, atum, sementes de chia e nozes, por exemplo.