Hanan é a segunda professora a receber o prémio da Global Teacher Prize, um galardão atribuído pela organização não-governamental Varkey Foundation. Este ano, mais de 8000 professores de 140 países candidataram-se a este prémio, mas Hanan foi a grande vencedora.
De acordo com um comunicado da organização, citado pelo Huffington Post, Hanan Al Hroub dedica a sua vida a afastar os seus alunos (que têm entre 6 e 10 anos) da violência vivida na região. Grande parte do seu empenho deve-se ao facto de esta mulher ter crescido num campo de refugiados e de ter testemunhado atos de extrema violência quando era ainda muito novo, explica o documento.
No livro ‘We Play and Learn’, esta professora descreveu o método usado para promover a paz nas suas turmas, depois dos seus alunos terem testemunhado um tiroteio perto da escola que frequentam.
“Quer sejam palestinianos ou não, digo sempre a mesma coisa aos professores: a nossa profissão é humana e os seus objetivos são do mais nobre que há (…) Temos de ensinar às nossas crianças que só existe uma arma – o conhecimento e a educação”.