A nova Cidade do futebol

A nova casa da Federação Portuguesa de futebol e das seleções  foi inaugurada anteontem em Oeiras. Terá três campos e meio, dois ginásios e onze balneários.

A nova Cidade do futebol

Foi inaugurada a Cidade doFutebol no Jamor emOeiras. Será a casa da FederaçãoPortuguesa de Futebol (FPF) e de 22 seleções de futebol portuguesas. Três campos e meio, dois ginásios, onze balneários e tantos outros equipamentos (como 410 detetores de incêndio, por exemplo) fazem parte de uma obra que custou cerca de 15 milhões de euros e que demorou 17 meses a ser construída.

Apesar de só estar completamente operacional durante o próximo mês, a verdade é que esta também será a casa da seleção liderada por FernandoSantos na preparação do Europeu em França deste ano. E mesmo estando inacabada, a seleção A de futebol feminino entrará em estágio já na próxima segunda-feira. É um “adeus” a Óbidos e um“olá” ao Jamor.
«Um tempo novo»

«É pois com forte carga emocional que abrimos portas desse desejo de milhares e milhares de jovens atletas.Abrimos portas a um tempo novo», disse no seu discurso emocionado o presidente da FPF Fernando Gomes.Nesta inauguração estiveram figuras como o presidente da República MarceloRebelo de Sousa e o ministro da educaçãoTiago Brandão Rodrigues – em substituição do primeiro-ministro António Costa que se encontrava doente – assim como ex-futebolistas, treinadores ou dirigentes (RuiCosta, Humberto Coelho,Toni, Pauleta e muitos mais). O presidente da Câmara Municipal deOeiras PauloVistas também marcou presença.

«Que esta Cidade doFutebol seja um reencontro nacional», afirmou MarceloRebelo de Sousa assim que vislumbrou as novas instalações do futebol português, numa data que também assinalou o 102.º aniversário da FPF.

Já Tiago Brandão Rodrigues, pegou nas palavras de JohanCruiff ( que morreu a semana passada) para ressalvar a importância desta obra. «Como diria Cruijff, este é um jogo que se joga com cabeça e usa os pés.A Cidade do Futebol revirá para a promoção do talento nacional, para afirmar a qualidade do desporto português». Agora, será hora de rolar a bola.