E as razões para essa má disposição são muitas: sentir-se gorda, o marido/mulher ou namorado/a que não a ouve, estar com a neura, o (mau) tempo e não ter dinheiro suficiente são o top cinco da lista.
Problemas com tecnologia, o trânsito, unhas partidas, crianças ingratas são outros dos motivos apontados pelas senhoras para estarem num ‘dia não’.
A investigação, segundo o Daily Mail, revela que as mulheres passam cinco horas por semana de mau humor, sendo que elas próprias admitem que é algo que vai piorando com a idade – quatro em dez mulheres confessou estar de assim ‘muitas vezes’.
Mas os homens não concordam com o tempo que as mulheres passam 'amuadas com a vida'. Aliás, acham mesmo que as mulheres passam mais tempo mal-humoradas do que bem com a vida. 68% confessou manter-se longe da sua companheira quando ela está assim enquanto que apenas 15% referiu ‘fazer-lhes frentes’, dizendo-lhes para pararem.
“Tanto os homens como as mulheres são propícios a estarem de mau-humor de vez em quando mas o que é interessante é ver como é que cada um lida com isso”, afirma a psicóloga Sally Brown ao Daliy Mail. “As mulheres querem ter tempo para elas enquanto que os homens apoiam-se na sua cara metade para os animar”.
O que fazer nestas situações? Sally Brown defende que rodear-se de pessoas bem dispostas pode ajudar, e até coisas simples como um banho quente pode fazer milagres.
22% das inquiridas referiu ainda que o exercício físico é essencial nestas ocasiões e uma em cinco mencionava que os filhos ajudavam. Uma em cada dez mulheres recorre ao chocolate para acalmar os nervos e um copo de vinho é um bálsamo para dois quintos destas senhoras.
E há algo que não deve ser ignorado nesta equação: o papel das hormonas. “Não devemos ignorar o impactos que as hormonas têm na vida dos homens”, defende a médica Hilary Jones, acrescentando que alguns inquiridos referem que o mau humor aumenta com a idade. “A andropausa é bem real”.