A Cabify chega, esta quarta-feira, a Lisboa. A empresa concorrente da Uber vai estar disponível a partir das 9h30, tal como o i tinha anunciado a semana passada.
A Cabify, plataforma que oferece um serviço de transporte privado, através de uma aplicação no smartphone ou da página na internet, foi fundada em 2011 e já atua em 14 cidades de vários países. Entre eles, estão Espanha, Brasil, México, Peru e Chile.
O valor da viagem é calculado apenas com base na distância percorrida, ignorando o tempo passado no trânsito. Ou seja, o preço da deslocação é revelado ao cliente assim que este acede à aplicação e escolhe a viagem. Tal como a Uber também tem a versão light e executivo.
O que é certo é que a nova empresa promete ser mais uma dor de cabeça para os taxistas que têm vindo a manifestar-se contra a Uber, acusando-a de concorrência desleal.
No final do mês de abril, milhares de taxistas protestaram contra a Uber desde o Parque das Nações até à Assembleia da República, em Lisboa. O percurso demorou seis horas e entupiu a cidade. Ao final da tarde, os taxistas conseguiram reunir-se com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O protesto aconteceu também no Porto e em Faro.
Um dia depois, conseguiram reunir-se com o secretário de Estado do Ambiente, que deu algumas garantias aos taxistas, nomeadamente as conclusões que o grupo de trabalho apresentar terão de ser aplicadas a todos os operadores do setor.