Petição contra a eutanásia é lançada este fim-de-semana

A petição “Toda a Vida Tem Dignidade” será apresentada na Caminhada Pela Vida, que se realiza em Lisboa

O debate em torno da despenalização da morte assistida promete ficar ainda mais polarizado nas próximas semanas. Este fim-de-semana a Federação Portuguesa Pela Vida lança a petição pública “Toda a Vida Tem Dignidade”, que visa apelar aos deputados que não aprovem “nenhuma medida contrária à dignidade da pessoa humana, sobretudo o suicídio a pedido e o homicídio a pedido da vítima (eutanásia)”. Em comunicado, a federação anuncia que a petição pedirá mais apoios para os idosos e um aumento da rede de cuidados continuados e de cuidados paliativos.

A petição será lançada num evento chamado Caminhada Pela Vida, que vai na 6.ª edição. A marcha arranca dia 14 Maio, pelas 15h, no largo Camões em Lisboa.

Recorde-se que a petição a pedir a despenalização da morte assistida reuniu mais de 8000 assinaturas e deu entrada no parlamento no dia 26 de Abril. Para já, nenhum partido concretizou uma alteração legislativa. A deputada socialista Maria Antónia Almeida Santos já anunciou que vai apresentar uma moção setorial a defender a despenalização, forçando assim o partido a tomar uma posição no congresso que se realiza no início de Junho.