Depois da vitória na semana passada, o democrata Bernie Sanders avançava que o objetivo desta semana era vencer no estado de Oregon. E conseguiu.
Com 54,5% dos votos, Sanders bateu Hillary Clinton, que conseguiu 45,5% dos votos.
Os democratas foram ontem a votos também no Kentucky onde Hillary Clinton saiu vitoriosa, mas por pouco. A democrata conseguiu 46,8% dos votos e Bernie Sanders 46,3%.
A ex-secretária de estado norte-americana festajou a vitória nas redes sociais. "Vencemos no Kentucky. Obrigada a todos os que votaram. Somos mais fortes juntos", escreveu Clinton.
Ainda assim, Hillary Clinton continua à frente de Bernie Sanders quanto ao número de delegados já conseguidos. Hillary já conseguiu 1767 e Bernie Sanders está abaixo com 1488. As próximas votações são então muito importantes para Sanders apesar de, matematicamente, ser quase impossível ultrapassar a adversária. Para conseguir a nomeação são precisos, do lado democrata, 2383 delegados.
Do lado republicano, apesar de Trump estar a concorrer sozinho, os eleitores podem continuar a votar nos candidatos que já desistiram. Ainda assim, Trump saiu vitorioso com 66,9% dos votos e está cada vez mais perto de alcançar os delegados necessários para conseguir a nomeação.
Trump tem atualmente 1103 delegados e está muito próximo de conseguir os 1237 necessários.
Os republicanos voltam a votos no próximo dia 24 em Washington. Os democratas vão a votos a 4 de junho nas Ilhas Virgens.
A 7 de junhos ambos os partidos vão a votos na Califórnia, Montana, Nova Jérsia, Novo México, Dakota do Norte e Dakota do Sul. Estas votações serão cruciais uma vez que elegem um número muito grande de delegados.