Serve este episódio para dizer o seguinte: José Mourinho (uma espécie de Lannister) assinou, finalmente, o contrato há já muito ansiado com o Manchester United (até 2020). Substitui o técnico holandês Louis van Gaal (o Stark, obviamente) no comando dos red devils, que saiu «desiludido» depois de ter vencido a Taça de Inglaterra este ano, o único título do clube desde 2013 – Mou foi adjunto de Louis no Barcelona entre 1997 e 2000, logo esta substituição pode soar a traição. Depois do apito final desse jogo contra o Crystal Palace (2-1 para o Manchester), o clube já tinha «combinado» que Mou seria o próximo homem no banco, segundo a Sky Sports.
Nada aqui foi sangrento, claro, mas em Inglaterra o homem que agora vai liderar o ‘reino’ futebolístico de Old Trafford, que não usa a coroa de campeão há quatro épocas, já comandou um dos principais adversários (o Chelsea, que deixou em dezembro de 2015) – e que acabou por dificultar as negociações, pois detinha o nome do setubalense desde 2005 e a sua assinatura desde 2006 – para além das outras diferenças comerciais entre os red devils e o técnico de 53 anos.
A juntar a isto, Pep Guardiola, o antigo ‘rei’ dos catalães – clube onde aperfeiçoou o tiki-taka e em que ganhou 14 troféus – estará no Manchester City. É o reencontro entre Mou e Pep, arqui-rivais em Espanha (o primeiro no Real Madrid onde só conseguiu vencer uma Liga e uma Taça do Rei contra o Barça do segundo), que com Van Gaal chegaram a partilhar os mesmos relvados e títulos nacionais e europeus – bicampeões em 1997/98 e 1998/99 e Supertaça europeia em 1997.
O holandês está em modo ‘rei morto, rei posto’ em Inglaterra, logo ficam apenas dois na guerra dos tronos do futebol em Terras de Sua Majestade. Ou não. Há outros emblemas que terão uma palavra a dizer neste campeonato, como o Liverpool com Jürgen Klopp ou o Arsenal de Arsène Wenger.
Mas neste momento só há um treinador com razões para celebrar, que é Mourinho. Se o leitor não acredita, repare como é que o português foi para casa: de contrato e garrafa de vinho tinto na mão. Que, tal como na série norte-americana, é das bebidas preferidas das melhores famílias. Veremos então se também não o traem neste novo casamento no ‘Teatro dos Sonhos’.