Esta foi uma iniciativa lançada pela empresa uppOut na passada segunda-feira e que convida todos os portugueses a fazer parte de uma bandeira nacional gigante de apoio à seleção nacional durante o europeu. Já conta com 39 mil "caras" de 7.4 mil países e 600 ilhas diferentes no site e a fase de recolha termina no próximo dia 7, um dia antes do último jogo de preparação de Portugal frente à Estónia no Estádio da Luz. A bandeira será entregue no dia 12 de junho em Marcoussis, local escolhido para ser o quartel-general dos 23 portugueses.
E de onde surgiu esta ideia? "Todos nós, com mais ou menos fervor, trocemos pela equipa que representa Portugal e todos queremos que alcancem a vitória porque sabemos que será uma vitória nacional. Logo achámos que fazia todo o sentido que essa vontade de vencer, os pensamentios positivos, o sentimento de união e de apoio se pudesse materalizar" diz Laura Santos, da uppOut, ao SOL. E todos os portugueses espalhados pelo mundo podem mesmo participar e demonstrar que são capazes de dar a cara pelo seu país. "Pode ser partilhado, é real, e não tem barreiras territoriais. Os portugueses do mundo inteiro podem juntar-se a este movimento", afirma.
A Prio foi uma das marcas que já se associou a este movimento. "Enquanto empresa 100% portuguesa, a Prio não podia deixar de se associar a um movimento que promove a união e o orgulho próprio dos portugueses, e a promotores com um nível tremendo de ensutiasmo e energia", disse Emanuel Proença da Prio Energy em comunicado. O atleta paralímpico com mais seguidores do mundo, João Correira, também se juntou recentemente à iniciativa. "Junta-te a mim e faz parte da onda de apoio", escreveu na sua página oficial de Facebook.
Esta quinta-feira Portugal defronta a Inglaterra em Wembley no segundo jogo de preparação, depois de ter vencido a Noruega (3-0) no Estádio do Dragão. O leitor não poderá tomar o lugar de Ricardo Carvalho, João Mário ou Nani, mas pode acompanhar o jogo em Inglaterra ou na televisão, mas também "dar a cara" por eles.