O resgate aconteceu perto da da ilha grega de Chios. Segundo explicam as autoridades, os militares estavam a efetuar uma missão de patrulha quando “observaram duas embarcações semirrígidas a atravessar o mar Egeu entre a Turquia e a ilha de Chios, com o objetivo de alcançar território europeu”.
Após terem avistado os navios, os militares da UCC “rebocaram as embarcações tendo acompanhado e posteriormente entregue os migrantes a uma embarcação grega que os transportou até ao porto de Chios”. Segundo os militares, “as pessoas resgatadas não apresentavam ferimentos tendo sido entregues às autoridades locais em segurança”, explica a GNR.
Frontex Desde 1 de abril que os operacionais da GNR se encontram em missão nas ilhas gregas de Chios e Kos, numa missão denominada “Frontex”. A equipa é composta por 32 militares que têm por principal objetivo “prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga”. Em última instância, estes portugueses estão a tentar salvaguardar, o mais possível, as vidas dos migrantes que continuam a fugir dos cenários de guerra de vários países do Médio Oriente.
A GNR já resgatou, desde o início da operação, 417 migrantes.