Presidente do Montepio defende capital aberto a outras instituições

Presidente do banco acredita que vai regressar aos lucros em 2017.

O Montepio defende que o capital do banco seja aberto a outras instituições da área da economia social. A garantia foi dada pelo presidente da instituição financeira, José Félix Morgado, em entrevista ao Público.

O responsável acredita que o banco terá “alguns resultados trimestrais positivos” este ano e regressará aos lucros em 2017. No ano passado, teve um prejuízo de 243 milhões de euros.

Quando à perda de depósitos, o presidente do Montepio refere que "a situação está estabilizada. Em 2015 perdeu alguns depósitos, mas sobretudo na área institucional e das empresas".

O presidente da Caixa Económica Montepio Geral defende que a venda do Novo Banco deve ser aproveitada para fomentar operações de consolidação na banca portuguesa e que o BCP pode ser um dos protagonistas desse movimento

"Acho que pode haver espaço para alguma concentração financeira e que temos de estar abertos a que venha a ocorrer", refere José Félix Morgado, defendendo ainda que "temos de ser imaginativos para tentar ir buscar soluções e aproveitar o Novo Banco para solidificar o sector e dar um maior protagonismo aos accionistas nacionais e para que haja algum movimento de concentração do setor".