Venda de maior diamante do mundo acaba em fracasso

O Lesedi la Rona (um nome que significa ‘Nossa luz’) foi descoberto numa mina do Botsuana

O leilão de diamantes da Sotheby’s que se realizou em Londres esta tarde faturou uns meros 120 mil euros. Este valor dececionante tem uma explicação simples: a estrela da tarde, o Lesedi la Rona, ficou por vender.

Nenhum comprador avançou com os cerca de 60 milhões de euros necessários para levar o segundo maior diamante do mundo (e o maior diamante em bruto encontrado nos últimos cem anos) para casa. A oferta mais alta ficou 8 milhões de euros aquém do valor mínimo exigido.

Em comunicado, a casa leiloeira lamentou o desfecho: «Infelizmente o Lesedi La Rona não foi vendido mas é uma pedra magnífica e vai ficar na história como uma das melhores pedras alguma vez descobertas».

O fracasso torna-se mais evidente tendo em conta que no mês passado a rival Christie’s estabeleceu um recorde para diamantes ao vender o Oppenheimer Blue por perto de 50 milhões de euros.

O Lesedi la Rona (um nome que significa ‘Nossa luz’) foi descoberto numa mina do Botsuana a 16 de novembro de 2015 e tem o tamanho de uma bola de ténis.

Siga o link para obter mais informações sobre este diamante:

http://www.sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2016/lesedi-la-rona-l16059/lot.1.html