Há muito tempo que as redes sociais fazem parte da nossa vida. Há até quem já não consiga imaginar como seriam os dias sem ter acesso ao Facebook. A verdade é que já não usamos as redes sociais só para saber as novidades dos nossos amigos. E, por isso, há cada vez mais marcas presentes nesta rede social, o que faz com que os consumidores tenham novas formas de decidir.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), o número de consumidores que toma decisões com base no que vê nesta rede social não tem parado de aumentar. 61% dos inquiridos admite mesmo que o que se lê no Facebook sobre determinada marca influencia a perceção e a credibilidade.
Mas esta não é a única conclusão. Esta rede social é também o meio usado por 64% dos inquiridos quando querem fazer pesquisa sobre marcas.
O IPAM sublinha ainda que cerca de três quartos dos inquiridos revela que se estiver à espera de feedback da marca no Facebook e se este não for devolvido, esse comportamento vai ter impacto na relação que mantém com ela.
A pesquisa foi realizada a um conjunto de 172 pessoas, com conta no Facebook, e com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos.
A faixa etária selecionada justifica-se por ser o segmento de idade com a taxa mais alta de compras online em 2015, segundo dados do INE. Mais de 70 por cento possui licenciatura ou mestrado.