“A condição pós-covid-19 (PCC), ou covid longa, envolve sintomas crónicos que persistem por dois meses ou mais após a infeção por SARS-CoV-2″. Os défices cognitivos são altamente prevalentes entre doentes com PCC, afetando a sua flexibilidade cognitiva, atenção sustentada e memória, correlacionando-se com a redução da espessura cortical”.
Maioria dos portugueses estão preocupados com a entrada de estrangeiros no país, revela estudo do Lisbon Public Law, centro de investigação da Faculdade de Direito de Lisboa.
Em Portugal, de acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a doença coronária afeta cerca de 10 mil pessoas por ano (mais de meio milhão, no total). Já a demência afeta mais de 200 mil pessoas, segundo a Associação Alzheimer Portugal.
São os homens e os mais jovens (até aos 34 anos) quem mais procura saber como a Inteligência Artificial (IA) poderá alterar a sua função.
O estudo, pedido pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e com a participação de um universo de mais de dois mil entrevistados, aponta que os números representam níveis superiores aos de outras classes profissionais já estudadas, incluindo professores, jornalistas ou pessoal de voo.
A média de felicidade para os alunos é de 3,8 numa escala de um a cinco, enquanto para os professores é de 3,29. Além disso, os alunos têm uma visão mais otimista sobre o futuro, mostrando uma diferença substancial entre o bem-estar atual e o esperado daqui a cinco anos.
Revendo a literatura de janeiro de 2000 a abril de 2023, os investigadores examinaram estudos sobre os hábitos digitais de crianças a partir dos seis meses de idade e o seu impacto no desenvolvimento do cérebro. O documento termina com um apelo urgente à ação para que os decisores políticos baseiem as decisões nestas conclusões
O estudo foi financiado por doações do Conselho Sueco de Pesquisa, da Fundação Sueca de Alzheimer e do Fundo Sueco para o Cérebro e por meio de doações privadas.
Estudo da Century21 diz que é “evidente que no acesso à habitação as famílias portuguesas estão obrigadas a uma taxa de esforço exponencialmente superior à das suas congéneres espanholas”.