O SOL atingiu esta semana um número recorde de audiência nas redes sociais, com grande destaque para a página no Facebook.
Foi nesta rede social que os resultados se revelaram mais expressivos, tendo atingido nos últimos sete dias um alcance total de 30 milhões de utilizadores da página. Este alcance, também conhecido como reach, combina o número de ‘gostos’ nos posts, o número de partilhas e ainda o número de comentários de cada conteúdo divulgado no Facebook.
Com uma forte aposta na cobertura de um dos maiores eventos desportivos do ano, o Euro-2016, o site do SOL tem tido uma performance muito acima da média de qualquer outro meio da concorrência. Um dos exemplos de sucesso é o post que registou a chegada da seleção da Islândia ao seu país, após ter feito um campeonato da Europa surpreendente. Este conteúdo regista já um total de quase 15 milhões de alcance, que se traduz em mais de 360 mil gostos, 315 mil partilhas e cerca de 35 mil comentários.
O fenómeno, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais e que se transformou numa das imagens mais icónicas do Euro-2016, mostra os adeptos a bater palmas várias vezes ao longo dos jogos disputados pela Islândia. No final de cada partida, é quando surge o momento mais alto deste verdadeiro espetáculo, com os jogadores da seleção da Islândia a aproximar-se dos adeptos presentes nas bancadas e em conjunto voltam a repetir o ritual, que já é um dos principais pontos altos do Euro-2016, não deixando ninguém indiferente ao gesto de desportivismo e apoio à equipa que, registe-se, teve a sua primeira participação numa fase final de um campeonato da Europa.
Em apenas dois posts, tendo como elemento comum o espetáculo que adeptos e seleção da Islândia levaram até França, foi registado um alcance de 19 milhões, reforçando o fenómeno viral que se gerou à volta deste festejo.
A explicação do salto de Ronaldo e muitos vídeos
A participação da Seleção portuguesa no Euro-2016, com a presença na final já assegurada frente à anfitriã França, tem merecido igual atenção do SOL e dos leitores que nos acompanham. O salto de Cristiano Ronaldo no primeiro golo de Portugal frente ao País de Gales, nas meias-finais da prova, mereceu destaque através de uma infografia que mostrava todo o poder do capitão português no momento de voar para marcar e rapidamente também este post captou a atenção dos seguidores do SOL no Facebook.
O live streaming também tem sido uma aposta forte com diversos vídeos a captarem os momentos de ansiedade, preocupação e festa por parte dos adeptos portugueses. Exemplo disso é o vídeo do momento em que o hino de Portugal é entoado por milhares de pessoas concentradas no Terreiro do Paço, em Lisboa.
Outros temas também mereceram um acompanhamento em direto por parte da redação do SOL, como é o caso de diretos a partir da Assembleia da República e do Lisboa Air Race Championship.
O valor recorde de 30 milhões de interações registado na página resulta ainda num fator de crescimento importante, tendo aumentado o número de ‘gostos’ na página em 1116%, em comparação com a semana anterior, tendo agora a página do SOL perto de 600 mil seguidores.