Beatrix Potter: a criadora de Pedrito Coelho faria hoje 150 anos

Quem não conhece as histórias de Pedrito Coelho?

A escritora e ilustradora Beatrix Potter, autora das aventuras de Pedrito Coelho, faria esta quinta-feira 150 anos.

Nascida a 28 de julho de 1866 em Londres, Helen Beatrix Potter descende de uma família da alta burguesia, ligada ao comércio de algodão. Na adolescência, Potter começou a passar os verões na região de Lake District, sítio pelo qual se apaixonou de imediato e que tentou proteger do turismo e da industrialização. Este foi o local que inspirou muitas das paisagens descritas e desenhadas nos seus livros infantis.

Beatrix Potter tentou por várias vezes começar uma carreira como escritora – conta-se que tentou negociar 70 vezes com diversas editoras e que, dessas tentativas, 69 falharam. A sua carreira só começou em 1902, quando Frederick Warne decidiu publicar o seu livro – ‘A História de Pedrito Coelho’.

Seguiram-se várias histórias infantis, que ainda hoje são lidas a crianças de todo o mundo – Pedrito, Flopsy, Mopsy e Cotton-tail, Benjamin e Squirrel Nutkin fazem parte do imaginário de muitos pequenos.

As histórias de Beatrix Potter começaram a ser adaptadas para televisão, com desenhos animados a serem transmitidos em canais de várias línguas. A história da sua vida chegou ao cinema em 2006, através da interpretação de Renée Zellweger.

Beatrix Potter morreu a 22 de novembro de 1943, aos 77 anos, com uma pneumonia e problemas cardíacos.