Rajoy vai tentar formar governo

As várias reuniões que o Rei de Espanha, Felipe VI, teve durante terça e quinta-feira terminaram com uma conversa com o líder do PP. Sabe-se, para já, que Mariano Rajoy vai tentar encontrar apoios para formar Governo. 

«O Rei pediu-me para formar um Governo. Eu disse-lhe que não tenho todo o apoio; mesmo assim aceitei», começou por dizer Rajoy, que mostrou vontade de lutar para conseguir os apoios necessários. «Vou redobrar os esforços de negociação. Por mim não vai faltar empenho nem esforço», prometeu. 

Ainda assim, quando falou aos jornalistas, Rajoy não deixou claro se aceitará submeter-se à votação de investidura caso não tenha garantias quanto ao resultado. «Disse que estou disposto a governar com 137 deputados, o que não é o mesmo que apresentar-me à investidura apenas com esses 137», respondeu aos jornalistas. De resto, os outros partidos não parecem muito interessados em ajudar o líder do PP. 

Albert Rivera, líder do Ciudadanos, fez questão de informar o Rei sobre a sua preocupação relativa ao impasse político no país. Rivera está disposto a formar uma coligação com PP, PSOE e Ciudadanos, desde que não seja liderada por Rajoy. Pablo Iglesias, do Podemos, foi muito claro: não vai apoiar o PP. 

Já o líder do PSOE, Pedro Sánchez, revelou não ter intenções de impedir Rajoy de governar, embora também não tenha mostrado disponibilidade para apoiar um governo encabeçado pelo PP. Falta agora Ana Pastos, presidente do Parlamento, marcar a data para a sessão de investidura.