Rio 2016. O segundo dia dos portugueses

Sergio Olenic e Joana Ramos estão fora da prova de judo. João Sousa quer seguir o bom início de Gastão Elias. Já a seleção das quinas entra às 19h00 em campo contra as Honduras.

Não está a ser um segundo dia fácil para a comitiva portuguesa presente nos Jogos Olímpicos (JO) do Rio de Janeiro.

O primeiro resultado negativo veio do ténis de mesa, onde Shao Jieni perdeu na madrugada do passado sábado contra Lily Zhang. Já este domingo, a outra mesatenista feminina,  Fu Yu, foi derrotada na segunda ronda contra a tailandesa Nanthana Komwong.

Joana Ramos e Sergiu Oleinic, no judo, também foram derrotados nas suas categorias. A partir das 16h30  João Sousa vai tentar entrar com o pé direito, tal como o seu compatriota Gastão Elias fez no dia anterior na prova de ténis.

À mesma hora é a vez de José Carvalho na canoagem Slalom C1 começar a sua prova. A participação portuguesa termina com o jogo Portugal x Honduras às 19h00 (hora portuguesa).

A jovem mesatenista portuguesa, que ocupa a posição 51 no ranking mundial, não conseguiu passar a segunda ronda de singulares femininos de ténis de mesa dos JO, ao perder por 4-0 com a norte-americana Zhang Lily, número 101 do ranking. Fun Yu não conseguiu melhor esta tarde, ao perder por 3-4 contra a tailandesa Nanthana Komwong. 

No judo, as esperanças portuguesas começaram muito bem, tanto no quadro masculino como no feminino. Joana Ramos venceu por ippon na categoria -52 quilos a atelta Antoinette Gasongo, do Burundi. Sergiu Oleinic, na categoria -66 quilos, também começou bem ao eliminar por yuko o ucraniano Georgii Zantaraia.

Na segunda ronda, tanto Joana, como Sergiu, foram eliminados – a atleta portuguesa perdeu por ippon contra  chinesa Ma Yngnan e o luso-moldavo perdeu por "ponto de ouro" contra o dominicano Wander Mateo.

No ténis, depois de Gastão Elias (61º do ranking ATP) ter entrado a vencer no quadro de singulares masculino, João Sousa (36º)  vai tentar a mesma sorte a partir das 16h30 contra o holandês Robin Haase (62º). À mesma hora, José Carvalho, nas eliminatórias de canoagem Slalom C1, também entra em acção.

O dia termina com o segundo jogo do grupo D da seleção das quinas olímpica, que entrou a vencer contra a Argentina (2-0) e agora vai querer derrotar as Honduras a partir das 19h00 no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro.

À  meia-noite, Marco Freitas e Tiago Apolónia iniciam a sua caminhada no quadro individual do ténis de mesa e a ginasta Filipa Martins vai procurar a qualificação na ginástica artística.