A polémica estalou por altura do campeonato da Europa, com Vicente Del Bosque ainda no lugar de selecionador. Começavam os particulares e Casillas… no banco de suplentes.
No particular frente à Itália, Iker não foi opção, uma decisão que deixou o guardião espanhol impaciente. Com o ínicio da fase de grupos e com a seleção apurada, Casillas ganhava nova esperança de entrar em campo, no jogo frente à Croácia, mas não saiu do banco. A derrota da Espanha frente à seleção croata terá sido crucial para a rutura entre o jogador e Del Bosque. Segundo a imprensa espanhola, Iker terá mesmo deixado de dirigir a palavra ao técnico.
Com o afastamento precoce da Espanha nos oitavos de final da competição a tensão aumentou. Casillas despediu-se do Euro sem nenhum minuto em campo, com a preferência de Del Bosque a cair sempre sobre De Gea.
Depois de ter partilhado uma mensagem no Twitter onde escreveu que não sabia para onde ia mas ia embora, a imprensa espanhola avançou a possibilidade de Casillas abandonar a seleção espanhola, depois de 25 anos como dono e senhor das redes da ‘Roja’.
Del Bosque, também de saída do cargo de selecionador, ainda lançou farpas ao guardião, o único jogador a quem não mandou uma mensagem de despedida. “Esteve perfeito com os companheiros, mas não esteve bem com a equipa técnica”, afirmou Del Bosque que não obteve qualquer resposta ou reação por parte do guarda-redes do Porto.
O regresso à seleção espanhola pode estar para breve pelas mãos de Julen Lopetegui, o homem que levou Casillas para o Dragão. O sucessor de Del Bosque encontrou-se com o guarda-redes na Invicta para falar sobre o seu futuro em Espanha.
No restaurante 5 Oceanos, perto da casa de Casillas, Lopetegui terá abordado a possibilidade de Casillas integrar a equipa técnica da seleção espanhola – como adjunto – de acordo com o diário espanhol “Gol”, que terá acompanhado o encontro.
O almoço ficou marcado pela descontração e sintonia entre técnico e jogador. E, segundo o “Gol”, a tática da seleção, incluindo o sistema de jogo (5-3-2), terá sido outro dos temas da conversa. Lopetegui, no entanto, já veio desmentir que tivesse convidado Casillas para seu adjunto.
O jogo entre Espanha e Bélgica, próximo desafio de Lopetegui, está marcado para dia 1 de setembro. A lista de convocados vai ser anunciada por Lopetegui já esta sexta-feira.