PJ deixa alerta sobre novo desafio no Facebook

“As pessoas devem sempre certificar-se se há alguma organização credível por detrás de uma campanha”.

Depois do aviso das autoridades espanholas, a Polícia Judiciária (PJ) vem agora avisar os utilizadores da rede social Facebook dos perigos da corrente humana que apareceu há uns dias.

Tudo começa com uma mensagem nesta rede social: "A função deste desafio é colocares uma foto tua a preto e branco…A corrente humana embora virtual pela luta contra o cancro. Cola a tua e identifica os teus amigos. Desafia-os, tal como fiz contigo".

Só as pessoas que colocam um ‘gosto’ numa destas fotografias é que recebem a mensagem.

O desafio tornou-se viral e milhares de pessoas aderiram a esta corrente. Os jornais espanhóis começaram a alertar para os perigos desta moda – agora chegou a vez das autoridades portuguesas se pronunciarem sobre o assunto.

Carlos Cabreiro, coordenador de investigação criminal na secção que investiga o crime informático em Lisboa, disse ao Diário de Notícias que este desafio “"pode ser uma forma de angariação de e-mails e de introdução de vírus nos endereços eletrónicos para depois pescar dados (phishing)”. Ou seja, muitas destas correntes são falsas “e só têm interesses criminosos".

"As pessoas devem sempre certificar-se se há alguma organização credível por detrás de uma campanha. Se não for o caso não devem participar", aconselhou o investigador.