Partido de Merkel perde para a extrema-direita

As primeiras projeções das eleições regionais deste domingo no estado de Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental dão o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha à frente do partido da chanceler Angela Merkel.

Os sociais-democratas venceram o estado natal de Merkel, mas a derrota da CDU é um alerta de peso para as eleições legislativas do próximo ano, demonstrando que a líder alemã continua penalizada pela decisão em abrir portas a cerca de um milhão de requerentes de asilo só em 2015.

 

Turquia diz ter derrotado Estado Islâmico na fronteira

O comando militar turco e ativistas sírios afirmam que o grupo Estado Islâmico foi afastado este domingo das suas últimas posições na fronteira com a Turquia, retirando-lhe o seu mais importante canal de contacto para armamento e recrutas vindos da Europa.

O desenvolvimento dá-se uma semana depois de a Turquia ter iniciado a sua primeira incursão militar na Síria, apesar de o grupo jihadista ter capturado as primeiras posições na sua fronteira há praticamente três anos.

 

Mugabe culpa juízes por violência

Robert Mugabe criticou este domingo os juízes no Zimbabué por terem permitido as manifestações oposicionistas das últimas semanas, em que se contesta a profunda crise económica no país.

A polícia dispersou vários protestos com canhões de água e gás lacrimogéneo. O presidente de 92 anos diz que os magistrados foram negligentes em permitirem a contestação e são por isso responsáveis pela violência.